quinta-feira, 27 de maio de 2010

ASSÉDIO MORAL - MAL DOS TEMPOS?



"O assédio moral se caracteriza por uma conduta que costuma menosprezar a pessoa, transformá-la num brinquedo nas mãos de pessoas com má fé. Esse último normalmente é um profissional inseguro e necessita demonstrar o poder através de frases que desestimulam e atitudes que enfraquecem as pessoas que estão ao redor.A grande dificuldade em difundir esse problema está no medo que as pessoas têm em perder o emprego ou vergonha de ficar "mal falado" entre os colegas de trabalho, e assim evitam em fazer a denúncia...

...O medo de se fazer ouvir contra um assédio moral está no fato de que emprego está cada vez mais difícil de conseguir. A grande competitividade, um número elevado de pessoas interessadas em trabalhar mesmo sem benefícios, insegurança em perder o emprego para outro mais experiente ou mais novo. Além disso, não há entre colegas o comprometimento de amizade, estão todos apenas numa convivência aparente...

...Colegas de departamento são apenas pessoas com que se passa a maior parte do tempo, não cria vinculo afetivo. São peças no tabuleiro que poderão ser trocadas a qualquer momento sem perda para o trabalho e para aquela falsa equipe.

Um dos piores danos causados pelo assédio moral é a propaganda negativa que é feita sobre o profissional. Tal comportamento fica tão explicito que mesmo em outra áreas a pessoa é assediada negativamente, colocando em questão sua capacidade profissional ou até mesmo ocorrendo brincadeiras, piadas de caráter pessoal.

O assediado fica tão desmotivado que ele próprio começa a desconfiar de suas habilidades. De profissional seguro de suas informações, confiante e disposto a assumir novas tarefas, aos poucos se vê no meio de uma campanha contra sua pessoa, seus comentários, seus e-mails são motivos de graça e risadas do assediador e muitas vezes de alguns colegas de trabalho que não visualizam essa situação constrangedora.

Assédio sexual é uma deformação profissional decorrente de uma tradição machista e de abuso de poder. Normalmente começa através de brincadeiras na equipe, podendo avançar para chantagens e ameaças no campo pessoal.

É reconhecido por lei apenas quando o assédio é de chefe para subordinado ou que a relação de superior em função do cargo seja evidente.
Nas relações entre colegas do mesmo nível profissional, esse tipo de abuso é classificado como assédio moral.

As mulheres são as mais vulneráveis ao assédio sexual, primeiramente, porque, em regra, ocupam cargos inferiores. É uma prática reconhecida nos locais de trabalho e aceita como uma coisa comum, apesar de tratada em sigilo, em uma sociedade que prossegue sem respeitar as mulheres e suas conquistas.

As mulheres deixaram para trás uma tradição de dependência financeira, afetiva e social. Através do trabalho garantem o próprio sustento e de sua família, coloca-se na sociedade de forma mais imperativa e decisiva e transforma a forma de ver e ser vista no mundo..."
TRECHOS DA REPORTAGEM DE
http://www.webartigos.com/articles/5592/1/Assedio-Moral/pagina1.html

GENTE, SEMPRE, QUEM ASSEDIA DE MANEIRA NEGATIVA A OUTRO SER HUMANO, É UMA PESSOA FRACA, QUE CERTAMENTE NÃO SE AMA, E DAÍ QUER DERRUBAR OS OUTROS PARA, ASSIM, SE SENTIR MELHOR CONSIGO MESMA.... MON DIEU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBSERVE QUE NÃO SERÁ ADMITIDO EM HIPÓTESE ALGUMA COMENTÁRIOS AGRESSIVOS. EM NENHUM GRAU DE AGRESSÃO. E ISSO É SUBJETIVO POR ISSO EU POSSO ACHAR UMA COISA QUE VOCE NÃO ACHA RUIM, MUITO AGRESSIVA E PORTANTO NÃO POSTAR. TAMBÉM NÃO PODE ANUNCIAR NEM VENDER NEM FAZER PROPAGANDA DE NADA. OBRIGADA!