sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UMA QUESTÃO DE GENTILEZA - GENTILEZA GERA GENTILEZA? GERA!

CALMA!

Gente, não tem como eu, agora, perto dos 40 anos, não questionar o que realmente significa ser gentil. Ou pelo menos matutar mais sobre o assunto rs.
Sempre me considerei uma pessoa gentil, em geral sou cortês e procuro não ser importunar com observações maldosas ou ser humilde em pedir desculpas quando cometo gafes ou piso na bola.
Enfim, eu me considero uma pessoa gentil, num grau de gentileza bom a ótimo - claro que não sou santa, tenho também meus dias de Ogra Fiona (estranhamente perto da TPM).
Entretando o que venho observando é que, no Brasil, e digo , NO BRASIL, porque já tive oportunidade de passear e tambem morar em outros lugares do mundo, as pessoas tem esqueçido desta palavra: gentileza.
E vejo muita gente apregoando as palavras sábias do velho José Datrino, chamado Profeta Gentileza " Gentileza gera gentileza", sem entretanto sentir o que realmente significa SER gentil.
A gentileza não é uma bondade barata, algo que se encontra na esquina, é algo trabalhado, burilado, cultural também, e muitas vezes simples de ser aplicada no nosso dia a dia.
Palavras simples como: com licença, por favor, obrigada e desculpe o brasileiro não costuma usar com frequência, concordam?
Você está lá todo tranquilo no supermercado vem alguem do nada e atropela seu pé e nada, nem um desculpe, nada! Pelo contrário, ainda te olham com cara feia, afinal o que voce estava fazendo ali no caminho, atrapalhando ué!!!!
Também no transito, setas, luzes, freios são esqueçidos e, com frequencia, as pessoas usam as duas faixas da pista como se fossem uma e não se importam se voce está lá pedindo licença, gentilmente, sem encostar nem colar na "bunda" do carro da frente...
e claro, se gentileza gera gentileza o contrario também acontece....
E tudo isso é uma bola de neve...do bem ou do mal. Se formos gentis uns com os outros essa será a regra e não a exceção,e se formos estúpidos o mesmo acontecerá, bola de neve estragada rolando por aí, enchendo as pessoas de raiva, tristeza e "anti-gentileza" ou drip para os budistas (estou lendo um livro budista muito bom, recomendo - GOVERNE SEU MUNDO de Sakyong Mipham).
Agora me digam aí, voces acham que vivemos num mundo onde a gentileza e a educação são regras? Não! E digo isso com uma lamentável sensação de solidão, porque pelo que observo muitos consideram esse "papo" de ser gentil muito idiota, inútil etc etc ....
Agora existem aquelas gentilezas que estão ligadas a comentários maldosos, observações cínicas, olhares de canto de olho, fofocas sem sentido. Essas "anti" gentilezas são crônicas e cada dia mais nos sentimos retraídos dentro de um combate constante de palavras que só machucam. No trabalho, em casa, nas ruas....não importa onde estamos.
Mas...tenho uma idéia, vamos começar a praticar com um por favor? ou um, com licença? ou deixando aquela observação babaca de lado, mas que na hora consideramos pertinente (ex: se meter na vida dos outros dando pitacos dolorosos).
Já será um bom começo ....
PRA TERMINAR QUE TAL UMA OLHADINHA NESTE BLOG - MUITO ENGRAÇADO E FALA DE GENTILEZA , VEJAM SÓ! RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBSERVE QUE NÃO SERÁ ADMITIDO EM HIPÓTESE ALGUMA COMENTÁRIOS AGRESSIVOS. EM NENHUM GRAU DE AGRESSÃO. E ISSO É SUBJETIVO POR ISSO EU POSSO ACHAR UMA COISA QUE VOCE NÃO ACHA RUIM, MUITO AGRESSIVA E PORTANTO NÃO POSTAR. TAMBÉM NÃO PODE ANUNCIAR NEM VENDER NEM FAZER PROPAGANDA DE NADA. OBRIGADA!